Lucas Pezzini Leiva (Volante)

Lucas Pezzini Leiva (Dourados, 9 de janeiro de 1987) é um futebolista brasileiro que atua como volante. Joga atualmente no Liverpool, além disso ele é sobrinho do ex-jogador Leivinha.

Carreira
Grêmio

Chegou as categorias de base do Grêmio em 2002.
                         Lucas iniciou sua carreira no Grêmio, fazendo sua estreia na equipe no dia 26 de novembro de 2005, na vitória de 1 a 0 sobre o Náutico na Série B. O Grêmio ganhou a partida por 1 a 0 com um gol de Anderson e conquistou o título, com apenas sete jogadores em campo e dois penaltis contra, na que foi a Batalha dos Aflitos, retornando à Série A.
                          Em 2006 o jogador, que virou titular da equipe, conquistou o Campeonato Gaúcho - que o Grêmio não ganhava desde 2001 - e também ficou em 3º lugar no Campeonato Brasileiro. Jogador de boa marcação e técnica, avançando ao ataque e fazendo gols e assistências, Lucas recebeu da revista Placar a Bola de Ouro de 2006, atribuído ao melhor jogador do Campeonato Brasileiro no ano.
                         Em 2007, ainda pelo Grêmio, Lucas conquistou mais uma vez o Campeonato Gaúcho e foi Vice da Copa Libertadores.
                         Foi contratado pelo Liverpool FC em 10 de maio de 2007 - sendo que a transação custou 9 milhões de euros, a qual, na época, foi a tranferência mais cara do futebol gaúcho. De acordo com o site do Grêmio, parte desse valor ficou com o jogador que possui 20% de seu passe.

Liverpool

                                      Em 26 de julho ele foi oficialmente apresentado ao Liverpool como jogador. Em 27 de julho, ele fez sua estréia no jogo contra o Portsmouth, entrou para substituir Sissoko no segundo tempo. Rafa Benítez fez referência a Lucas e falou em estar confiante nas suas habilidades como jogador de futebol.
                                      Em finais de Novembro, Rafa Benítez deu a Lucas a chance de começar um jogo pelo Liverpool, depois de avaliar seus primeiros meses no clube. Ele rapidamente se tornou popular entre os fãs depois da entrada em alguns jogos como contra o Newcastle e Bolton pela Liga.
                                   Lucas marcou o seu primeiro gol pelo Liverpool em 27 de janeiro de 2008 na vitória de 5 a 2, com um chute de fora da area no canto superior esquerdo do goleiro, durante um jogo contra o Havant e Waterlooville pela Copa da Inglaterra - como resultado tornou-se o primeiro brasileiro a fazer um gol pelo Liverpool.
                                 Lucas manteve uma temporada regular em 08/09 e em 2009, com a saída de Xabi Alonso do Liverpool, ele acabou por ser mais utilizado pelo treinador Rafa Benítez. A temporada 09/10 começa com Lucas entre os 11 titulares da equipe.

Seleção Brasileira

                             Lucas foi o capitão da equipe brasileira sub-20 no Campeonato Sul-Americano sub-20 onde foi campeão, marcando 4 gols e sendo eleito o melhor jogador do torneio. Era esperado para liderar a equipe em 2007, no Campeonato do Mundo Sub-20, disputado no Canadá. Em julho de 2007 foi nomeado no plantel, porém uma lesão em treino manteve-o parado por 3 semanas, tirando-o do torneio.

                            Lucas jogou seu primeiro jogo oficial pela Seleção Brasileira em 22 de agosto de 2007, chegando como substituto em um amistoso contra a Argentina.
                            Em junho de 2008, Lucas foi chamado por Dunga para jogar pelo Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim.
                             Em Agosto de 2009, Lucas é novamente integrado à seleção, agora para disputar os jogos restantes das Eliminatórias para a Copa do Mundo.
                            Em julho de 2010, Lucas foi novamente convocado pelo técnico Mano Menezes.

0 comentários:

Postar um comentário

Image and video hosting by TinyPic
 
Kin Rad Series News © 2011 | Designed by Chica Blogger, in collaboration with Uncharted 3, MW3 Forum and Angry Birds Online